
EXAMES
Core Biópsia de Mamas e Axilas
1
Quando uma Core
Biópsia é indicada?
A Core Biópsia deve ser o procedimento indicado para a maioria das lesões sólidas da mama (NÓDULOS). Permite o diagnóstico histopatológico e, quando necessário, o estudo imuno-histoquímico, que irá nortear o tratamento adequado para cada caso.
2
Como é realizada?
É realizada com auxílio de uma agulha grossa, para a retirada de pequenos fragmentos de uma lesão sólida da mama. Com uma agulha bem fina, anestesia-se a pele, o caminho entre a pele e o local onde se encontra a lesão e o local da lesão. Em seguida, faz-se um pequeno corte (sem a necessidade de pontos) para introdução da agulha de Core Biópsia. Essa agulha será introduzida e disparada com auxílio de uma pistola, algumas vezes, a fim de colher uma amostra adequada. O material é enviado ao Laboratório de Anatomia Patológica para análise. O procedimento é rápido (de 10 a 20 minutos, em média).
3
Orientações:
-
O exame pode ser realizado em qualquer fase do ciclo menstrual;
-
Vir acompanhada;
-
Alimentar-se normalmente no dia do procedimento;
-
Tomar normalmente qualquer medicação de uso diário, principalmente os anti-hipertensivos;
-
Trazer sutiã sem bojo ou top de ginástica;
-
Trazer a ultrassonografia anterior que mostra a lesão a ser biopsiada. Lembramos que as imagens são importantes (não basta somente o laudo!);
-
Trazer o pedido médico original e documento de identificação com foto;
Punção Aspirativa por Agulha Fina (PAAF) de Mamas e Axilas
1
Quando uma PAAF
é indicada?
A PAAF será indicada principalmente para lesões líquidas (CISTOS), drenagem de abscessos mamários e, em alguns raros casos, em lesões sólidas. Permite o alívio de uma lesão líquida de maior volume, auxilia no tratamento do abscesso/mastite, bem como o diagnóstico citopatológico em caso de lesão sólida. É importante salientar que, em alguns casos, a PAAF pode não ser suficiente para que o patologista confirme a natureza da lesão sólida (se é benigna ou maligna), bem como não permite que seja realizado o estudo imuno-histoquímico, podendo ser necessária a realização de uma Core Biópsia posteriormente.
2
Como é realizada?
Utiliza-se uma agulha muito fina (a mesma que se usa para colher sangue), introduzindo-a através da pele, após anestesia local, até que a sua ponta alcance a lesão em estudo. Quando a lesão é líquida (cística) aspira-se o conteúdo com esvaziamento completo ou parcial da mesma. Quando a lesão é sólida, aspiram-se células, que são colocadas em lâminas. O material colhido é enviado ao Laboratório de Anatomia Patológica para análise.
3
Orientações:
-
O exame pode ser realizado em qualquer fase do ciclo menstrual;
-
Podes vir acompanhada;
-
Não é necessário jejum;
-
Trazer sutiã sem bojo ou top de ginástica;
-
Trazer a ultrassonografia anterior, que mostra a lesão a ser puncionada. Lembramos que as imagens são importantes (não basta somente o laudo!);
-
Trazer o pedido médico original e documento de identificação com foto.
Ultrassonografia de Mamas e de Axilas
1
Como é realizada?
Isenta de dor e radiação, com duração média de 20 a 30 minutos. O exame é feito com um transdutor, varrendo-se toda a superfície das mamas e das axilas, na busca por lesões não-palpáveis e para análise do aspecto de algum nódulo eventualmente palpável. Para melhor aquisição da imagem, utiliza-se um gel a base de água, facilmente retirado da pele, que não dá alergia e não mancha a roupa.
2
Orientações:
-
O exame pode ser realizado em qualquer fase do ciclo menstrual.
-
Mulheres acima de 40 anos devem realizar uma Mamografia previamente à realização da ultrassonografia, já que alguns tipos de lesão, especialmente microcalcificações, podem não aparecer na ultrassonografia
-
Trazer todos os exames anteriores de mama dos últimos 3 anos: mamografia, ultrassonografia, ressonância magnética mamária e resultados de biópsias. Lembrando que as imagens são importantes (não basta somente o laudo!).